Quando a informação vira torcida, o jornalismo perde sua razão de existir
O compromisso da imprensa com o cidadão
Por Jânsen Leiros
Publicado em 11/10/2026 11:58
Visão Link Web

O compromisso da imprensa não pode ser com a vitória de uma narrativa, mas com a compreensão dos fatos. Quando a preferência se sobrepõe à apuração, o cidadão deixa de receber informação e passa a consumir convencimento.

Há uma diferença fundamental entre ter opinião e fazer da opinião um instrumento de manipulação. A primeira é uma prerrogativa legítima de qualquer cidadão, inclusive do jornalista. A segunda é uma deformação do exercício profissional, sobretudo quando apresentada ao público sob a aparência de informação isenta.

O jornalismo não nasceu para agradar governos, proteger instituições, promover candidatos ou satisfazer as convicções de seus profissionais. Sua razão de existir está na necessidade social de conhecer os acontecimentos, compreender suas circunstâncias e formar juízos próprios a partir de informações verificáveis.

Vivemos um período em que parte significativa do debate público deixou de se organizar em torno dos acontecimentos e passou a gravitar em torno das interpretações que se deseja impor sobre eles. O fato, que deveria constituir o ponto de partida da atividade jornalística, frequentemente aparece subordinado à narrativa. Primeiro se estabelece a conclusão; depois se procuram os elementos capazes de sustentá-la.

É uma inversão metodológica grave.

Não se investiga para descobrir. Investiga-se para confirmar.

E, quando isso acontece, o jornalismo começa a perder aquilo que constitui seu patrimônio mais valioso: a credibilidade.

A imparcialidade não exige ausência de pensamento

Convém esclarecer uma confusão recorrente. Ser imparcial não significa ser intelectualmente neutro, moralmente indiferente ou incapaz de reconhecer a gravidade de determinados acontecimentos.

Um jornalista não precisa fingir que desconhece a diferença entre democracia e autoritarismo, legalidade e arbitrariedade, responsabilidade pública e abuso de poder. Tampouco precisa conferir equivalência artificial a argumentos que não possuem a mesma sustentação factual.

A imparcialidade que defendo não é a renúncia ao julgamento. É o compromisso de não permitir que o julgamento anteceda e contamine a apuração.

Há uma diferença extraordinária entre chegar a uma conclusão depois de examinar os fatos e selecionar os fatos para justificar uma conclusão previamente escolhida.

No primeiro caso, temos o exercício legítimo da inteligência crítica. No segundo, temos uma forma sofisticada de propaganda.

E não importa se a propaganda favorece a direita, a esquerda, o centro, o governo, a oposição ou qualquer outra expressão de poder. O vício metodológico permanece o mesmo.

A verdade não muda de natureza conforme a conveniência de quem a enuncia.

O silêncio também pode manipular

Quando discutimos a responsabilidade da imprensa, normalmente pensamos nas informações falsas, nas manchetes tendenciosas ou nas interpretações exageradas. Mas existe um mecanismo igualmente poderoso e, por vezes, mais difícil de identificar: a omissão seletiva.

Uma informação verdadeira pode produzir uma compreensão profundamente equivocada quando apresentada sem o contexto necessário.

Uma declaração pode adquirir significado oposto ao original quando retirada de suas circunstâncias. Um indicador econômico pode sugerir prosperidade ou desastre, dependendo do período escolhido para comparação. Uma decisão judicial pode parecer absolutamente justificável ou inteiramente absurda quando seus fundamentos são apresentados de maneira incompleta.

Isso não significa que toda reportagem deva conter uma enciclopédia de antecedentes. Significa que o recorte editorial não pode deliberadamente suprimir elementos indispensáveis à compreensão do acontecimento.

A escolha do que publicar é inerente ao jornalismo. A escolha do que esconder para induzir determinada conclusão é outra coisa.

E há uma pergunta que considero indispensável a qualquer redação comprometida com a responsabilidade editorial:

Estamos oferecendo ao público os elementos necessários para compreender o acontecimento ou apenas aqueles que favorecem a interpretação que desejamos transmitir?

A resposta distingue a informação do condicionamento.

A imprensa não pode escolher seus princípios conforme o personagem

Talvez uma das manifestações mais preocupantes da deterioração do debate público seja a aplicação seletiva de critérios.

Um comportamento considerado intolerável quando praticado por determinado governante passa a receber justificativas generosas quando seu autor pertence ao campo político preferido. Uma decisão institucional é celebrada quando favorece determinada causa e condenada quando produz resultado contrário.

O problema não está em reconhecer diferenças entre situações distintas. Contextos importam, e muito. O problema está em alterar o princípio conforme a identidade do beneficiado.

Se determinada conduta viola um princípio democrático, sua avaliação não pode depender exclusivamente de quem a praticou.

Se a transparência constitui uma exigência republicana, ela precisa alcançar tanto os adversários quanto os aliados.

Se a liberdade de expressão merece proteção, não pode ser defendida apenas quando a manifestação corresponde às nossas preferências.

E se o exercício do poder exige fiscalização, essa fiscalização não pode ser suspensa porque o governante, magistrado ou parlamentar desfruta da simpatia de determinada redação.

Não se trata de exigir conclusões idênticas diante de circunstâncias diferentes. Trata-se de exigir coerência entre os critérios empregados.

Princípios que mudam de acordo com a conveniência deixam de funcionar como princípios. Tornam-se instrumentos.

O jornalista não é advogado de suas preferências

Há algo particularmente desconfortável nessa discussão: jornalistas são seres humanos. Possuem histórias, valores, crenças, experiências, simpatias e antipatias. Seria ingênuo imaginar que essas características desaparecem quando alguém assume um microfone, abre um programa ou escreve uma reportagem.

Não desaparecem. Nem precisam desaparecer.

O que se exige é maturidade profissional para reconhecer sua existência e impedir que sejam transformadas em filtros absolutos da realidade.

O jornalista pode ter preferências políticas. O que não pode é tratar suas preferências como critérios de veracidade.

Pode discordar de um governo. O que não pode é considerar negativa toda iniciativa governamental antes de examiná-la.

Pode admirar determinada liderança. O que não pode é converter essa admiração em salvo-conduto editorial.

A independência jornalística não se mede pela ausência de convicções, mas pela capacidade de contrariá-las quando os fatos assim exigirem.

E talvez seja justamente esse o teste mais difícil da profissão: publicar aquilo que não gostaríamos que fosse verdade, reconhecer o acerto de quem criticamos e apontar o erro de quem admiramos.

Isso exige uma honestidade intelectual que nenhuma declaração pública de imparcialidade consegue substituir.

Quando a notícia se transforma em espetáculo

A disputa pela atenção também contribui para essa deformação.

Em um ambiente de consumo acelerado, manchetes competem por cliques, comentaristas por repercussão e plataformas por permanência. A indignação costuma circular com mais velocidade que a ponderação. A frase contundente frequentemente alcança mais pessoas do que a explicação cuidadosa.

Nesse cenário, a tentação de substituir complexidade por antagonismo é enorme.

Tudo precisa ter um culpado imediatamente identificável, um herói convenientemente escolhido e uma conclusão suficientemente forte para alimentar a próxima controvérsia.

Mas a realidade raramente se acomoda com tamanha docilidade às necessidades do espetáculo.

Há acontecimentos ambíguos, decisões parcialmente corretas, políticas públicas com resultados contraditórios e personagens capazes de acertar em determinada circunstância e errar profundamente em outra.

Reconhecer essas nuances não é fraqueza editorial. É respeito à complexidade dos fatos.

O jornalismo que simplifica deliberadamente a realidade para produzir adesão emocional pode até conquistar audiência. Mas corre o perigo de perder sua função mais importante: ajudar a sociedade a pensar.

Nossa posição: independência não é ausência de posicionamento

Na Link Web, não pretendemos apresentar a independência editorial como uma promessa de infalibilidade.

Podemos errar. Podemos interpretar equivocadamente um acontecimento, atribuir importância excessiva a determinado aspecto ou deixar de perceber uma circunstância relevante.

O que não podemos é transformar o erro em compromisso, a preferência em método ou a vaidade em obstáculo à correção.

Nossa disposição é examinar os acontecimentos com liberdade intelectual, reconhecer a força das evidências e sustentar nossas conclusões com argumentos que possam ser discutidos, contestados e, quando necessário, revistos.

Não pretendemos agradar a todos. Aliás, isso seria impossível e, provavelmente, indesejável.

Pretendemos respeitar a inteligência de quem nos acompanha.

Isso significa distinguir claramente a notícia da análise e a análise do posicionamento editorial. Significa não apresentar opinião como fato consumado nem esconder convicções sob uma falsa aparência de neutralidade.

Significa, sobretudo, compreender que a confiança do público não deve ser conquistada pela repetição de suas crenças, mas pela consistência de nossos critérios.

A imprensa não precisa pensar como seu público. Precisa oferecer condições para que seu público pense por si.

A verdade não precisa de torcida

A democracia depende de cidadãos capazes de compreender a realidade para além das versões produzidas pelos grupos que disputam o poder.

Quando a imprensa abdica de sua independência e passa a funcionar como extensão dessas disputas, deixa de ser instrumento de esclarecimento e se converte em mais um participante interessado no resultado.

E uma sociedade que recebe apenas informações destinadas a confirmar suas preferências corre o perigo de perder a capacidade de reconhecer a realidade quando ela contraria suas expectativas.

Não acredito em jornalismo sem interpretação. Tampouco acredito em interpretação legítima sem compromisso com os fatos.

O jornalista não é um gravador desprovido de inteligência. É alguém que observa, investiga, contextualiza, compara e explica. Sua responsabilidade não termina na reprodução de acontecimentos; inclui o esforço de torná-los compreensíveis.

Mas existe uma fronteira que não deve ser ultrapassada: a que separa o esclarecimento da condução deliberada do pensamento alheio.

Não cabe à imprensa decidir o que o cidadão deve pensar. Cabe-lhe oferecer informação suficiente, contextualização honesta e argumentos consistentes para que ele possa decidir.

Quando a informação vira torcida, a verdade passa a ser tratada como adversária sempre que contraria o resultado desejado.

E, nesse momento, o jornalismo deixa de cumprir sua razão de existir.

Porque informar não é recrutar.

Interpretar não é manipular.

E ter opinião jamais deveria significar perder o compromisso com a verdade.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!